Um olhar psicológico sobre os “meninos e meninas que moram nas ruas”
SERVIÇO SOCIAL
FLÁVIA DE ARAÚJO LIMA CUNHA
“Um olhar psicológico sobre
“os meninos e meninas que moram nas ruas”
JUAZEIRO
2010
FLÁVIA DE ARAÚJO LIMA CUNHA
UM OLHAR PSICOLÓGICO SOBRE OS “MENINOS E MENINAS QUE MORAM NAS RUAS”
Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Psicologia Geral].
Prof. Lisnéia Aparecida Rampazzo
Juazeiro
2010
Introdução
.Este protfólio visa analisar e adquirir conhecimento no âmbito da psicologia geral, compreendendo assim, como ela pode atuar de maneira mais precisa e concreta nos problemas social e emocional, relacionados às crianças em situação de rua, com suas causas, conseqüências e prejuízos. .A psicologia tem sua contribuição fundamental nesse sentido dando compreensão necessária aos fatores que rodeiam o ser como um todo nesse caso específico a criança em estado de rua. O seu desenvolvimento, crescimento e expectativa dependem inteiramente do acompanhamento da psicologia, interagindo entre eles, podendo ressocializá-lo à sociedade e a um lar, que seja o seu que essa criança abandonou, ou que seja outro, que ela aceitará como seu, a psicologia as ajudará a lidar com suas frustrações, e dificuldades emocionais. .Citaremos órgãos e projetos que trabalham com essas crianças, dando-nos uma idéia de que nem tudo está perdido, ao menos alguma coisa está sendo feita.
___________________________________________________________________
“Um olhar psicológico sobre os meninos e meninas que moram nas ruas.”
.No sentido etimológico, psicologia seria a ciência da alma. Teles (2003) define psicologia como a ciência que busca compreender o homem e seu comportamento, para facilitar a convivência consigo próprio e com os outros. O objetivo do estudo da psicologia é a