Um olhar psicológico sobre os “ meninos e meninas que moram nas ruas”.
PARTE 1 – PESQUISA: IDENTIFICAÇÃO DA REALIDADE DE SEU MUNICÍPIO
A) Voce já se deparou com crianças que vivem nas ruas?. Não
B) Na sua opinião quais são os motivos que levam crianças a saírem de suas casas e viverem nas ruas?
Há vários motivos no meu ponto de vista como: carência, abandono, violência doméstica, autoritarismo, falta de afeto entre outros, mas o principal é a desestrutura familiar causada pela imaturidade, irresponsabilidade, falta de direcionamento, falta de religião, falta de estudo, falta de socialização, falta de discernimento, falta de controle dos pais gerando assim incapacidade de educar seus filhos.
C) Existe programas de atendimento a crianças moradoras de rua ? Se caso houver qual é o tipo de atendimento realizado?
Sim. Existe vários projetos sociais de programa de atenção á criança / adolescente em situação de risco pessoal e social, abandono familiar, pessoal e social, vulnerabilidade, evasão escolar.
O atendimento realizado é em sistema de abrigamento, reintegração, ressocialização, atendimento socioassistencial e inclusão social.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho visa ampliar a visão para questão dos meninos e meninas de rua, ir mais além do que simplesmente julgar, refletir sobre o porque dos atos infracionais desses adolescentes.
“ Os filhos são a grande riqueza da família, assim como o povo é a maior riqueza de qualquer nação. Mas para que assim de fato seja, e os filhos e o povo, em geral, não se frustem em sua realização, é preciso que estejamos atentos a todos os aspectos do grande potencial humano, desde que ele reponta em seu nascedouro”. (MIELNIK, 1989 apud José Reis 1969)
2 DESENVOLVIMENTO
As possíveis causas sociais que leva uma criança a morar na rua é a falta de estrutura dos pais, cuidadores ou responsáveis pela criança. A falta de maturidade, responsabilidade, direcionamento, religião para conduzir esses pais no enfrentamento dos