UM OLHAR PSICOLÓGICO SOBRE OS “MENINOS E MENINAS QUE MORAM NAS RUAS.”
1-introdução
2-Desenvolvimento
3-Conclusão
4-Dados levantados no roteiro de perguntas
5- Referencial bibliográfico INTRODUÇÃO
A pesquisa aqui realizada tem como objetivo identificar a realidade de crianças moradoras de rua que muitas vezes devido aos maus tratos, bem como violência doméstica, a fome, e a falta de moradia levam essas crianças a buscarem na rua uma melhor alternativa de sobrevivência.
Levando em conta as questões acima relacionadas cabe desenvolver políticas publicas de moradia, educação, lazer, e assistência social em geral. Compete aos profissionais da área de serviço social a necessidade de um atendimento mais aprofundado da historia de vida dessas crianças e adolescentes. Para isso é necessário alguns indicadores básicos tais como: relações familiares, atividade diurnas, locais onde dormem e se alimentam, esses indicadores devem ser utilizados na pesquisa.
DESENVOLVIMENTO
O estudo relacionado sobre crianças moradores de rua, que na maioria das vezes por falta de moradia, escolhe a rua como opção de sobrevivência, nos relata que meninos e meninas em situação de risco, e com seus direitos violados, cada dia mais buscam na rua uma saída para esse grande problema, no entanto eles estão sujeito a prostituição as drogas e a violência.
Segundo o artigo 4º do estatuto da criança e do adolescente, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à