Eletrização
Objetivo
* Identificar e escrever os processos de eletrização envolvidos nos experimentos. * Mapear a configuração das linhas de forças entre vários eletrodos. * Identificar o sentido do E → nas configurações observadas. * Identificar e descrever a blindagem eletrostática. * Identificar e descrever o poder dos pontos.
Referencial Teórico
As experiências feitas nessa aula nos permite ter um contato com vários processos dados pela física, dentre eles temos, o processo de eletrização que é quando há um desequilíbrio de cargas entre os corpos. São processos de eletrização por indução, eletrização por atrito ou por contato.
O campo elétrico é a região ao redor de uma carga na qual, ao se colocar um corpo eletrizado, este fica sujeito a uma força elétrica. Dentro das experiências também vimos que pode haver a blindagem eletrostática afirmando que o campo elétrico dentro de um condutor é nulo. Deparamo-nos também com outra peculiaridade explicada pela física, o poder das pontas, que é quando, quando um corpo eletrizado tem uma ponta, nela há grande acúmulo de carga elétrica.
Materiais Utilizados * Gerador de Van Der Graff; * Bastão neutro; * Placa de Petri; * Óleo de Rícino; * Farelos de milho; * Eletrodos/ Placas paralelas; * Duas ponteiras; * Hélice; * Pedaço de papel alumino; * Tiras de papel; * Papeis picados; * Lata de refrigerante;
Procedimentos * Experimento 1
Liga o gerador de Van Der Graff.
Passa o bastão neutro ao redor da cúpula do gerador.
* Experimento 2
Coloca óleo de rícino juntamente com o farelo de milho na placa de Petri.
Liga o eletrodo positivo na base do gerador de Van Der Graff e o negativo na parte superior da cúpula do gerador.
Na outra ponta do eletrodo está as duas placas. Coloca essas duas placas dentro da placa de petri paralelamente e liga o gerador.
* Experimento 3
Ainda com a placa de