Memória e Aprendizagem organizacional
A aprendizagem organizacioanl dá-se a partir das experiências profissionais, a partir das experiências positivas e negativas o colaborador aprende a evitar erros e focar-se no que fez bem, aprendizagem cultural, da missão e valores da empresa, da aprendizagem com o líder, aprendizagem prática através da realização de tarefas, aprendizagem sistêmica, oferecendo soluções para toda a organização e não só para um departamento, compartilhamento de informações e benchmarking que consiste em observar outras empresas.
Para permitir que esta aprendizagem organizacional aconteça de uma forma mais consistente e rápida, existe a aprendizagem em grupo, em que um conjunto de indivíduos se junta e partilham informação. Os membros de um grupo devem saber comunicar entre si e com membros de outros grupos, ouvir e observar, ajudar e motivar os colegas e saber como o seu trabalho individual se integra com o trabalho dos restantes colegas e como o trabalho do grupo se integra nos esforços da organização para atingir os objectivos de negócio. Ou seja, a aprendizagem em grupo acontece pela interação diálogo e discussão.
Para que a aprendizagem organizacional aconteça é necessário que se criem uma série de condições, ou por outras palavras, que se evitem bloqueios à aprendizagem individual. São exemplos desses bloqueios a actividade profissional intensa, em que se um colaborador tem muitas actividades para desenvolver, ele vai colocar menos esforço em cada uma do que se tivesse apenas poucas actividades no qual podesse desenvolver de forma a ter mais tempo