Associativismo e o protonacionalismo mocambicano
busca desenvolver a capacidade de
aprender continuamente a partir das experiências organizacionais e a traduzir estes
conhecimentos em práticas que contribuam para um melhor desempenho
um processo pelo qual adquirimos experiências que nos levam a
aumentar a nossa capacidade, que nos levam a alterar disposições de
ação em relação ao ambiente, que nos levam a mudança de
Tendências Actuais da Administração do Trabalho
Noções de Aprendizagem Organizacional
O processo de aprendizagem organizacional, de acordo com Canário (2003: 83), funciona como referenêcia para entender como as mudanças cognitivas ou praticas dos individuos estão dependentes de novos padrões. Este processo implica a criação de interpretações de factores e de conhecimento construidos socialmente que, gerados internamente ou provenientes do exterior, se tornam parte da organização.
Para Canário(op cit: 83), uma organização que aprende é a que tem competênciasn nova que a capacita para resolver criativamente os seus problemas . Este tipo de organização tem uma aprendizagem generativa, necessaria em situações complexas, que aumenta a sua capacidade para se mover no futuro.
Senge (1992), citado em Canário(2003) considera que uma organização que aprende é aquela onde os individuos expandem continuamente a sua aptidão para criar os resultados que desejam, onde se criam novos expansivos padrões de pensamento, na qual a aspiração colectiva fica em liberdadee os individuos aprendem continuamente a aprender em conjunto. Segundo este autor para a ocorrência de aprendizagem organizacional é necessario que a organização são necessarias cinco actividades, a que ele chamou de disciplinas fundamentais.
a) Modelos mentais – consiste em reflectir, esclarecer continuamente e melhor a imagemque cada umtem do mundo, como base para os procedimentos e tomada de decisão.
b) Dominio pessoal –