Administração
Espirito Santo
Aline Venancio
Keila Rocha
Hosana Miranda
Gestão de Recursos Humanos 2013/01
Teoria Organizacional
Competência e Aprendizagem Organizacional
Competência e Aprendizagem Organizacional
“Competência, um conceito em construção.”
1.1 Sobre o conceito de competência
Competência é uma palavra do senso comum, define qualificação de uma pessoa em realizar algo.
Ao usar o contrário desta ação, cria-se uma conotação negativa, discriminativa do ser humano, dos meios de trabalhos e de reconhecimento social.
Nos dicionários da língua inglesa e portuguesa, alguns pontos divergem quanto definição de competência, no primeiro, está ligada ao fato de ter conhecimento e realizar tarefas.
No aspecto da língua portuguesa enfatiza a capacidade de resolução de qualquer assunto fazendo ligação com um comportamento ético.
No mundo do trabalho, a palavra competência conforme diversos autores e entre os Profissionais de Recursos Humanos, está ligado às características da pessoa: conhecimentos, habilidades e atitudes que se relaciona com o seu desempenho.
Conforme Zarifian, a competência procura ir além do conceito de qualificação, refere-se à capacidade da pessoa assumir iniciativas, ir além das atividades prescritas em seu cargo, sempre mobilizando recursos para resolver as novas situações que surgem em seu trabalho. Tendo como mecanismo o processo de comunicação que implica em compreender o outro, percebendo as necessidades de atendimento tanto para seu cliente externo quanto para o interno, oferecendo um serviço com qualidade.
O trabalho não é mais o conjunto de tarefas associadas ao cargo, o indivíduo precisa pensar na organização em sua totalidade, considerando outras dimensões como; âmbito de atuação da organização e visão estratégica em todos os níveis, agregando valor econômico para a organização e valor social para o indivíduo
Le Boterf situa a competência não a um estado, não se reduz a um