Uma nova concepção da infancia
Relatarei neste trabalho o espaço que a educação infantil vem conquistando no decorrer dos anos. É visível que hoje a infância é vista com mais importância do que na antiguidade que via a criança como um ser insignificante. Também será colocada a importância do trabalho do pedagogo de planejar e avaliar o trabalho do professor de Educação Infantil foi colocado uma citação Rousseau e também a presença da ludicidade no contexto, o ambiente escolar e atividades que despertam a criatividade da criança, e para entendermos melhor, começaremos falando sobre a preocupação para Educação Infantil como foi colocado no texto abaixo.
A nova concepção de infância
A primeira preocupação para Educação Infantil foi garantir o direito a infância, com o passar do tempo, o foco de atenção mudou para a formação e o desenvolvimento da criança. Para entendermos a evolução da Educação Infantil, é necessária uma breve construção histórica acerca da concepção de infância, lembrando que o principal foco desta modalidade educacional é a criança, daí vem o desafio de conhecer suas limitações e necessidades.
Quando falamos em infância a criança é o ator principal da construção histórica da evolução da educação infantil, nos dias atuais temos uma nova concepção de infância, pois ela vem evoluindo historicamente dentro da sociedade que hoje trata a criança com mais respeito e cuidado, mas ainda sim nos dias atuais esta concepção não esta pronta e acabada, ela continua sendo construída.
“Rousseau diz que, a criança devia sofrer mínima influência para que sua ‘bagagem” natural pudesse encontrar terreno livre e fértil a fim de desenvolver-se plenamente. Ainda ressaltou as virtudes infantis tais como “espontaneidade, pureza, vigor e a alegria, características que, segundo ele, deveriam ser cultivadas e cultuadas pelo mundo adulto”.
No século XVIII, época da Revolução Industrial, a sociedade passou por mudanças, que por conseqüência