Concepção de infancia
PEREIRA, Daniella A. M. N. [1]
Resumo: Este trabalho discute a questão da concepção da infância na atualidade, a partir da perspectiva social e educacional, de modo a focalizar qual o conceito que os educadores trazem sobre a infância. Nunca se deu tanta atenção aos estudos da criança e da infância. O que é a infância afinal? As respostas a estas questões variam conforme a concepção que se tem delas. Para alguns é uma fase da vida onde reina a fantasia e a liberdade. Outros ainda consideram a infância como uma fase em que a criança vai ser preparada para o futuro. As transformações ocorridas no campo da Educação Infantil estão estritamente ligadas à visão que se tem da criança. Diante desse panorama, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental tiveram que acompanhar as novas especificidades no tratamento destinado às crianças, originando um novo perfil de educador, que tem que se apropriar dos pressupostos pedagógicos necessários para o desenvolvimento de uma prática docente de qualidade, tendo assim como foco questões relacionadas à formação de professores atuantes na educação infantil e do ensino fundamental. Tomaram-se como referencial teórico os estudos de vários autores que discutem a concepção de infância historicamente e na atualidade. Conclui que, no âmbito educacional, apesar de estudos mais recentes sobre a infância como construção social e as crianças como produtoras também de conhecimento, a criança ainda é percebida com um "vir a ser", sendo a educação um ato de formação da criança para o futuro.
Palavras-chaves: Infância, Concepção De Infância, Sociologia Da Infância, Educação Infantil E Fundamental, Adulto Em Miniatura.
1-INTRODUÇÃO
A questão problemática da pesquisa é acerca do conceito de infância na educação atual de modo, a saber, se esta tem sido influenciada pela sociedade em seu modo de "ver" a infância, e levar a refletir sobre a