201508032207274 Apren_IND_COLETIVA
1564 palavras
7 páginas
EDUCAÇÃO CORPORATIVAAPRENDIZAGEM INDIVIDUAL E COLETIVA EM
ORGANIZAÇÕES:
ANÁLISE DOS CONCEITOS E UMA PROPOSTA DE
INTEGRAÇÃO
Prof.ª Stela Echeverria
Objetivos
Os objetivos analisados são:
Analisar os usos do conceito de aprendizagem;
Apresentar uma análise comparativa do conceito de aprendizagem individual e coletiva;
Elencar ações de promoção de suporte à aprendizagem; Sugerir uma agenda de pesquisas sobre esses assuntos. 2
OBJETIVOS
O uso do conceito de aprendizagem individual é analisado em termos de processos e resultados ou conteúdos da aprendizagem no (e para) o trabalho.
Os processos de aquisição, codificação, retenção, transferência, esquecimento e desaprendizagem individuais são comparados com conceitos correlatos, adotados por pesquisadores para se referirem à aprendizagem organizacional.
São discutidos também processos coletivos de disseminação, socialização, produção de sentido, implementação, improvisação, redução ou eliminação de hábitos e conhecimentos preexistentes.
3
Aprendizagem Individual – AI
O que é?
Aprendizagem é um processo psicológico que faz referência a mudanças que ocorrem no comportamento do indivíduo, não resultantes unicamente da maturação, mas de sua interação com o contexto. Na linguagem comum o ato de aprender se relaciona com: adquirir, tomar, reter, segurar, pegar, agarrar, prender e assimilar.
Envolve em sentido figurado a ideia de:
“apropriação” ou “apreensão”(compreensão).
Inclui os conceitos de aquisição, memória, transferência de aprendizagem (expressão de novas competências no trabalho).
4
O que aprendemos?
Conhecimentos sobre fatos: referem-se a informações básicas que as pessoas devem possuir sobre um assunto ou disciplina.
Conhecimentos conceituais: referem-se a classificações, categorias, princípios e generalizações, teorias, modelos e estruturas.
Conhecimento sobre procedimentos: refere-se a habilidades intelectuais específicas, à aprendizagem de algoritmos, técnicas específicas, métodos e
critérios