Visita tecnica
A aprendizagem pode ser pensada como um processo de mudança provocado por estímulos diversos, mediado por emoções e que pode se manifestar ou não em modificações no comportamento de uma pessoa.
A pelo menos duas vertentes teóricas em que os modelos de aprendizagem basicamente se sustentam:
. O MODELO BEHAVIORISTA. Seu foco principal é o comportamento, que q pode ser observado e medido.
. O MODELO COGNITIVO. Foca tanto aspectos objetivos e comportamentais quanto aspectos subjetivos, levando em considerações as crenças e as percepções dos indivíduos.
Em uma empresa, o processo de aprendizagem pode ocorrer em três níveis:
.NO NIVEL DO INDIVIDUO. O processo de aprendizagem acontece primeiro no individuo.
. NO NIVEL DO GRUPO. A aprendizagem pode ser um processo social partilhado pelas pessoas do grupo.
NO NIVEL DA ORGANIZAÇÃO. O processo de aprendizagem individual, de compreensão e interpretação partilhados pelo grupo institucionaliza-se e expressa-se em diversos artefatos organizacionais.
Peter Senge, em seus textos sobre aprendizagem organizacional (1990), comenta que o ser humano vem ao mundo motivado a aprender, a explorar e a experimentar. Infelizmente, a maioria das instituições em nossa sociedade é orientada mais para controlar do que para aprender.
Utilizando a idéia de modelos mentais de Senge, Daniel Kim (1993) desenvolveu mais esta passagem, da aprendizagem individual para a coletiva, dividindo o processo de aprendizagem em dois níveis:
. De APRENDIZAGEM OPERACIONAL. Consiste na aquisição e no desenvolvimento de habilidades físicas para produzir ações (Know-how).
. De APRENDIZAGEM COCEITUAL. Ocorrem com a aquisição e o desenvolvimento da capacidade para articular conhecimentos conceituais sobre uma experiência (Know-why).
Algumas das principais definições de aprendizagem organizacional.
. Aprendizagem organizacional é um processo de identificação e de correção de erros.
. Aprendizagem