MEMÓRIA D`ÁFRICA
CENTRO DE EDUCAÇÃO CEDU
CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA
Demerson Lopes Olimpio
MEMÓRIA D`ÁFRICA
Maceió
2013
Demerson Lopes Olimpio
MEMÓRIA D`ÁFRICA
Maceió
2013
SERRANO, Carlos; WADMAN, Maurício. Memória da África: a temática africana na sala de aula. São Paulo: Cortez 2007. África: unidade e diversidade p. 82 - 125
A África foi a berço da humanidade lá surgiram os gêneros homo construindo a sociedade e sua cultura. A ocupação do planeta teve inicio na África, o Homo sapiens sapiens, que habitava este continente, migrou para outras partes do mundo. As migrações foram determinadas pela natureza e proporcionaram uma troca de culturas diferentes fazendo surgir novos povos. Com a civilização os povos evoluíram porém existia povos escravos mas que tinham contato e comércio.
A África ofereceu condições para os povos se desenvolverem e para domina-la foram disseminadas categorias preconceituosas por parte de outros continentes. Um povo que é visto como excluído e desigual. Diante dessa exclusão o fato de a África ter sido berço da escrita não teve muita importância nem foi difundido por parte dos dominadores Europeus.
Os povos africanos adotavam a oralidade isso fez com que fossem classificados como analfabetos porém algumas comunidades possuíam seus métodos de comunicação sem precisar da escrita. Na colonização foram introduzidos diferentes alfabetos e línguas, que eram utilizados na África, com a finalidade de destruir a herança cultural dos povos.
Essa introdução de novos idiomas foram realizadas pelos missionários europeus tendo como resultado uma nova geração de africanos analfabetos no próprio idioma e pouco alfabetizados no idioma europeu. Em relação a religião a igreja