Quais fatores influenciaram a inflação e o crescimento da economia recentemente?
O Índice de Confiança do Consumidor recuou em junho, o do Setor de Serviços ficou estável após recuar em abril e em maio, o Índice de Confiança da Indústria (ICI), aumentou em maio e diminuiu em junho.
A indústria nacional tem sofrido com o aumento do custo unitário da mão de obra que sobe acima da produtividade, alta dos serviços e matérias primas, mas, além disto, existem outros fatores (não tão recentes) que afetam sua competitividade, como carga tributária elevada e estrutura logística deficiente.
Desta forma o custo de produção esta cada vez maior e a produção em si diminuindo, nos últimos meses houve recuo de produção em todas as categorias de uso, bens de capital, intermediários, bens de consumo semiduráveis, não duráveis e duráveis.
Esta mais caro produzir, e o os bens industriais sofrem concorrência estrangeira, o que impede as empresas de repassar o aumento dos custos de produção. A consequência é que os lucros são afetados, e margens menores significam fuga de investimentos.
Desta forma o aumento no preço de matéria prima e a elevação do custo de mão de obra vêm elevando nosso custo de produção, esses fatores tem contribuído diretamente para a inflação e o crescimento (fraco) de nossa economia..