Manutenção preventiva
A manutenção preventiva é a atividade principal quando se trata de evitar falhas nos equipamentos. Este método de manutenção visa a manter sob controle o desempenho dos equipamentos através de ações especificas, que são tomadas para prevenir sua degradação e a ocorrência de falhas durante toda sua vida útil. Quando a manutenção preventiva não funciona bem, o resultado imediato será a ocorrência de falhas nos equipamentos. Estas falhas poderão ter sérias consequências para a empresa, afetando negativamente a qualidade, custo e entrega dos produtos e serviços, além da segurança e moral das pessoas.
2 - CONCEITO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA
A manutenção preventiva é um conjunto de ações preventivas executadas em intervalos fixos – ações preventivas baseadas no tempo – ou de acordo com critérios preestabelecidos – ações preventivas baseadas na condição – com o objetivo de reduzir ou eliminar a incidência de falhas ou a degradação das funções de um equipamento. O aspecto fundamental da manutenção preventiva é agir com antecedência para bloquear as causas potenciais de falhas nos equipamentos.
A Manutenção Preventiva consiste em:
Inspeções periódicas de partes especificas e medições de parâmetros do equipamento para monitorar sua degradação e detectar sinais de falha ou condições anormais.
Reformas periódicas de partes do equipamento que se desgastam ao longo do tempo, seja pelo uso ou por agentes naturais.
Trocas periódicas de partes do equipamento que se desgastam ao longo do tempo, seja pelo uso ou por agentes naturais
3 - Objetivos da Manutenção Preventiva
Os principais objetivos das empresas são: redução de custos, qualidade do produto, aumento de produção, preservação do meio ambiente, aumento da vida útil dos equipamentos e redução de acidentes do trabalho. Como a manutenção preventiva colabora para alcançar estes objetivos?
a) Redução de custos - Em sua grande maioria, as empresas buscam reduzir os custos incidentes