TDE. DIREITO
Nome:
Curso: Direito Semestre: 1ºsemestre
Disciplina: Sociologia do Direito Prof.:
DURKHEIM
Durkheim usava como método seus livros de doutrina que ajudavam o capitalismo a se manter vigente. As doutrinas tinham como estudo os fatos sociais individuais e coletivos que resultavam nas ações da sociedade, ou seja, levava em consideração que cada individuo possui necessidades diferentes conforme o contexto social que viviam.
Este estudo dos fatos sociais era regido pela exterioridade, padrões culturais sócias já estabelecidas antes mesmo do individuo nascer, que dependiam da consciência particular de cada cidadão, se esta consciência era a favor da adoção dos padrões impostos pela sociedade (moral social) ele não iria sofrer sua coerção, no entanto, se sua consciência fosse contra estes padrões o individuo sofrerias as sanções impostas e adotas pela sociedade.
Sendo assim Durkhein trabalhava com a ordem e a desordem que o cumprimento ou não das regras gerava, regras que eram regidas pelas instituições e o não cumprimento das leis geravam a coerção por parte das instituições (governo).
Classificou o trabalho em solidariedade mecânica e solidariedade orgânica, a primeira tinha como principal característica a repressão que transformaria os homens em maquinas, nenhum seria conhecido particularmente formariam um núcleo, em que ir contra a consciência coletiva era um crime e dessa maneira a criminalidade aumentaria substancialmente. A segunda defendida pelo autor preza as capacidades individuais de cada um, em que todos se beneficiam e se completam sendo cada um responsável pelo seu próprio bem estar, diminuindo dessa maneira a necessidade de coerção.
Toda via pelo fato de que na solidariedade orgânica cada individuo teria uma função, gerou-se a chamada anomia, que seria o pensamento individualista de ascensão no qual raramente acontecia, pois o fator hereditário seria bastante influente para