Passos e benefícios do trabalho em equipe
Nós, seres humanos, temos na nossa natureza a tendência de procurar viver em comunidade, desenvolver laços e criar família. Para vencermos na vida e na profissão, precisamos criar os laços que nos ajudam a suportar a batalha diária pela sobrevivência, termos apoio na hora das decisões, comemorar conosco nossas vitórias e uma palavra amiga para aguentarmos os trancos que a vida volta e meia nos dá.
Porém, também temos defeitos tais como: inveja, preguiça, ciúme que são grandes pedras no caminho para o sucesso. Esses defeitos acabam por nos impedir de enxergar as qualidades dos nossos colaboradores e o quanto eles são necessários para o sucesso da empreitada, não tem como chegar ao sucesso sozinho, uma equipe unida e coesa é altamente necessária para isso, ter ao seu lado pessoas que irão colaborar unidas e focadas no mesmo objetivo, compartilhando ideias e analisando opiniões. Confiança e respeito são requisitos básicos e, no mundo em que vivemos, mente aberta é essencial.
Mente aberta não é um conceito de sonhadores, é uma qualidade de todos aqueles que não recuam diante do novo, do diferente, que não tem medo de abandonarem suas zonas de conforto e abraçarem novos desafios que instigam a serem melhores, não existem limites na mente para aprender, todo dia podemos absorver novas diretrizes e o trabalho em equipe ajuda a conquistar os objetivos de forma mais rápida e mais eficaz.
Jerry Wisinski, autor de ‘Como Resolver Conflitos no Trabalho’, listou algumas características do trabalho em equipe que transcrevo aqui:
1 - Participação: deve haver uma participação equilibrada, não havendo dominante, nem ausente; dever haver equilíbrio.
Portanto, todos os elementos devem ter uma importância definida de acordo com suas capacidades, aonde cada um é fator essencial para o andamento do projeto, o que nos ensina como usar nossos dons de maneira colaborativa.
2 - Vender idéias: a responsabilidade de cada membro da equipe é