Manutenção Preventiva
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
manutenção preventiva
BARRETOS – SP
2014
Súmario 1 INTRODUÇÃO 1
2 JUSTIFICATIVA 3
3 OBJETIVOS 4
4 HIPÓTESE 6
5 METODOLOGIA 8
5.1 TIPOS DA MANUTENÇÃO 8
5.1.1 TRABALHO EM EQUIPE 8
REFERÊNCIAS 9
1 Introdução
A manutenção preventiva tem como principal objetivo a prevenção de ocorrências de uma falha ou parada do equipamento por quebra,bem como apoiar os serviços de manutenção corretiva com a utilização de uma logística de trabalho no dia a dia . A preventiva também é responsável pelo conjunto de análises que pode interromper ou não em um processo produtivo de uma maneira planejada e programada por uma gestão.
Os serviços de manutenção preventiva são planejados e programados,todas as etapas são bem analizadas e deve estar bem definidas,levando em consideração,os materiais,mão de obra necessária e até mesmo a contratação de serviços de empresas especializadas. Sendo assim não podem ser consideradas imprevistos na manutenção preventiva.
Todo e qualquer tipo de imprevisto é na realidade uma ação corretiva e não deve ser tratado como parte do serviço preventivo
A manutenção efetuada com a intenção de reduzir a probabilidade de falha de uma máquina ou equipamento,ou ainda a degradação de um serviço prestado. É uma intervenção prevista preparada e programada antes da data provável do aparecimento de falhas nos equipamentos.
É realizado em um cronograma ou com índice de funcionamento das máquinas. Normalmente o período de revisão é baseado em históricos ou recomendações dos fabricantes. A preventiva também avalia as categorias de inspeção,planos de calibração e de aferição de instrumentos nos equipamentos.
Devido à desmontagem dos equipamentos para as revisões alguns itens são substituídos antes do fim da sua vida útil,e componentes substituídos apresentam falhas prematuras ou falhas de montagens.
A