Manutenção preventiva
Manutenção Preventiva: A manutenção preventiva visa à correção de falhas e avarias nas máquinas antes mesmo que elas aconteçam. Ou seja, prevenir fica muito mais barato do que remediar.
Alguns benefícios em longo prazo propiciados pela manutenção preventiva incluem: diminuição do custo de substituição de peças, ferramentas e máquinas, confiabilidade no sistema bastante melhorada, redução do tempo de inatividade dos equipamentos e melhor gestão de peças de reposição no estoque.
A manutenção, sem dúvidas, pode ser considerada mais barata do que se comparado aos prejuízos causados pela inatividade de máquinas, que teria como consequência a interrupção da produção e baixos lucros. Sem a manutenção preventiva, por exemplo, os custos de tempo de produção perdida por avaria do equipamento são incalculáveis para uma indústria de grande porte.
Manutenção Corretiva: Manutenção que consiste em substituir peças ou componentes que se desgastaram ou falharam e que levaram a máquina ou o equipamento a uma parada, por falha ou pane em um ou mais componentes. É o conjunto de serviços executados nos equipamento com falha. Os reparos são executados sem planejamento e em caráter emergencial. As horas extras do pessoal de manutenção são grandes, contribuindo em desgaste físico e mental, com condições desfavoráveis de trabalho. Os índices de acidentes também são altos, devido ao trabalho sob pressão de tempo e necessidade de colocar a máquina em condições de produção.
Qual “vale a pena”?
Vale a pena a correção preventiva: ela pode ser mais barata do que esperar q o equipamento de um problema e tenha que trocar a peça, ela também não ira atrasar o trabalho com uma maquina quebrada como a corretiva que ira atrasar o trabalho para ver o que tem de errado e comprar e trocar a peça para a maquina voltar a trabalhar, então com a correção preventiva ela pode evitar um problema antes que aconteça assim poupando tempo dinheiro e trabalho para a empresa.