Manutençao preventiva
A manutenção preventiva obedece a um padrão previamente esquematizado, que estabelece paradas periódicas com a finalidade de permitir a troca de peças gastas por novas, assegurando assim o funcionamento perfeito da máquina por um período predeterminado.
O método preventivo proporciona um determinado ritmo de trabalho, assegurando o equilíbrio necessário ao bom andamento das funções planejadas ou programadas.
A FUNÇÃO PLANEJAR SIGNIFICA:
Conhecer os trabalhos, os recursos para executá-los e tomar as decisões cabíveis.
A FUNÇÃO PROGRAMAR SIGNIFICA:
Determinar pessoal, dia e hora para execução dos trabalhos.
Um plano de manutenção deve responder as seguintes perguntas:
[pic]
[pic]
DEFINIÇÕES É todo o serviço de manutenção realizado em máquinas que não estejam com falha, estando com isso em condições operacionais, ou no máximo no estado de defeito. A Manutenção Preventiva tem como filosofia não somente prevenir a quebra de equipamentos ou redução custos operacionais, mas também aumentar a produção e a qualidade dos produtos, tendo efeito positivo, também, sobre o meio ambiente, aumento na vida útil dos equipamentos e redução dos níveis de acidentes de trabalho.
ATIVIDADES DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA o Manutenção sistemática: atividades realizadas em intervalos regulares (quilômetros rodados, horas de operação, etc). Ex: substituição de peças de desgaste como sapatas, pastilhas de freio. o Inspeções: As tarefas executadas como resultados de planos de inspeção e de monitoração preditiva devem ser classificadas como manutenção preventiva. o Manutenção por oportunidades: Aproveita a parada do equipamento por qualquer outro motivo antecipa algumas intervenções. “Já que a máquina está parada....”. Ex: ajustes, limpezas, pinturas.
CARACTERÍSTICAS DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA De modo geral, quanto mais mecanizada/automatizada for á indústria maior a necessidade de Manutenção