Gestão ambiental
Na minha opinião, a integração de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) no seio de uma empresa, pode e deve levar a empresa à inovação. A implementação de um SGA no sistema global de gestão tem como objetivo a promoção e adoção de um comportamento mais ecoeficiente e sustentável. Simultaneamente, procura responder às exigências atuais da política comunitária, desenvolver a responsabilidade social da empresa, e promover a oportunidade de crescimento, desenvolvimento económico e inovação tecnológica.
Um exemplo de uma grande empresa que utiliza a gestão ambiental como ferramenta de inovação é a Epson, líder global de produtos de imagem e inovação. A Epson, ciente dos possíveis malefícios das suas atividades principais, preocupa-se desde sempre com o ambiente, esforçando-se por seguir na frente no que diz respeito à gestão ambiental. Exemplos disso são as principais atividades que sublinham esta filosofia:
• Criação e fornecimento de produtos ecológicos;
• Transformação de todos os processos para reduzir o impacto no ambiente;
• Recuperação e reciclagem de produtos usados;
• Partilha de informações ambientais e contribuição para os esforços de conservação regionais e internacionais;
• Melhoria contínua do sistema de gestão ambiental que abrange todas as etapas do ciclo de vida de um produto.
Apesar da implementação de um SGA poder vir a originar custos para a empresa, uma regulamentação ambiental adequada e bem projetada pode originar várias inovações, que podem compensar parcial ou totalmente os custos com o cumprimento da lei ambiental.
Será que pode ser considerada uma ferramenta de competitividade para as empresas?
O uso por parte das empresas de um Sistema de Gestão Ambiental pode ser considerado, sem margem para dúvidas, como uma ferramenta de competitividade, principalmente na atualidade, em que cada vez mais a sociedade está alerta para a problemática do