Materiais
Comente o objetivo da especificação.
R. Tem como objetivo facilitar às tarefas de coleta de preço, negociação, empreendida pelo consumidor com o fornecedor, cuidado no transporte, identificação, inspeção, armazenagem e preservação do material.
Comente os dois critérios racionais para uma boa especificação. R. A denominação deverá, em princípio ser sempre no singular;
A denominação deverá prender-se ao material especificamente e não a sua forma ou embalagem.
Defina nome básico.
R. È a denominação mais elementar de um material, constituindo-se no passo inicial para identificação de um item de material.
Defina nome modificador.
R. È o complemento destinado a estabelecer a diferenciação entre itens de mesmo nome básico.
Cite e explique os elementos auxiliares.
R.Unidade Metrológica: Para uma boa especificação deve conter em seu bojo as informações referentes à unidade de fornecimento do material, o fator de converção da unidade de fornecimento para a unidade de controle, caso essas sejam diferente.
Medidas: podem ser fornecidos desenhos dimensionais e tolerância, limites de qualidade nos quais o material pode ser fabricado e aceito pelo consumidor, bem com outras medidas, com capacidade, potência, frequência e tensão e etc.
Características de fabricação: indicar os processos de fabricação, detalhes de construção ou execução, acabamento do material.
Características de operação: garantias exigidas, testes a serem executados durante o processo de produção e testes de aceitação.
Cuidado com a relação ao manuseio e armazenagem: Devem ser fornecidos todos os detalhes sobre manuseio, transporte e precauções com relação à preservação e armazenagem dos materiais.
Embalagem: Deve levar em conta a finalidade do material, com meios de transportes manuseio e armazenagem, visando a sua integridade e