Ata do Copom 09/2013
a. Quais fatores influenciaram a inflação recentemente?
b. Segundo a Ata, qual a tendência da inflação para 2013/2014?
Agosto / 2013 – 177ª Reunião
Publicado na Internet em 05/09/2013
1.
a) Um dos fatores que está influenciando a inflação é a retomada dos investimentos, deixando a economia aquecida, continuidade do crescimento do consumo das famílias, que é um reflexo de taxas de desemprego historicamente baixas e crescimento dos salários e expansão de crédito. Como consequencia ocorre um desequilíbrio entre oferta e demanda e há a possibilidade de estar gerando uma inflação de demanda. Além disso, o Copom está preocupado que essa pequena taxa de ociosidade no mercado de trabalho acabe causando aumentos de salários incompatíveis com o crescimento da produtividade, como consequencia, está se originando um risco por pressões inflacionárias de custos.
Outro fator relevante foi a depreciação e a volatilidade da taxa de câmbio, pois impactam nos segmentos de commodities: agropecuárias, metálicas e energéticas, causando pressão no IPCA e repasse do valor da desvalorização cambial para os preços domésticos de acordo com a demanda.
No parágrafo 25, segundo o Copom “a elevada variação dos índices de preços ao consumidor nos últimos doze meses contribui para que a inflação mostre resistência”, pelo fato da inflação ter se mantido alta no passado, ela acabou gerando uma inércia inflacionária. Ainda no mesmo parágrafo, o Copom cita que “os mecanismos formais e informais de indexação e a piora na percepção dos agentes econômicos sobre a própria dinâmica da inflação”, essa percepção negativa gerou uma expectativa inflacionária. Diante desses fatores o Copon decidiu por elevar a taxa Selic para 9,00% ao ano, sem viés, com o intuito de conter a inflação. Porém, a demanda doméstica deve continuar firme, principalmente o consumo das famílias por causa do crescimento de renda e a expansão de crédito. Esse cenário deve se