2003 Guerra Colonial E Colonialismo Libre
Paulo Cunha2
1. Introdução
O principal objectivo que nos move a discorrer o presente texto consiste no desejo de analisar as relações existentes entre o cinema português e um dos acontecimentos históricos mais importantes do séc. XX. Um estudo sobre Guerra
Colonial e Colonialismo no Cinema Português permite-nos alinhavar as principais ideias que marcam a evolução do pensamento colonialista na sociedade e na cultura portuguesas. Interessa-nos sobretudo reconhecer o impacto da Guerra Colonial na sociedade portuguesa através de uma forma de expressão colectiva privilegiada pela sua enorme capacidade de comunicação de ideias e de produção cultural.
O propósito de efectuar o presente estudo surgiu na sequência de um primeiro contacto com um texto-sumário de José de Matos-Cruz dedicado à inventariação dos diversos filmes portugueses relacionados com a Guerra Colonial.3 Para além de nos permitir conhecer melhor o fenómeno colonialista e a sua evolução ao longo do século passado, este estudo proporcionou-nos uma excelente oportunidade para tentarmos contribuir para o desenvolvimento do estudo do cinema português e das suas relações com a História.
Para este estudo, seleccionámos como corpus todas as obras de fundo portuguesas cujas temáticas incidissem sobre a Guerra Colonial e a Colonização.
Procurámos então, no cinema português de ficção, referências directas ou indirectas a estes dois temas, excluindo à partida toda a produção fílmica de curta-metragem e em registo documental, por desvirtuar em quantidade as nossas intenções na persecução do presente estudo. Interessa-nos sobretudo conhecer e analisar as construções ficcionais do cinema português em torno de tão ricas temáticas.
O percurso que vos propomos pretende pois reflectir sobre as relações entre
Portugal e Colonialismo através do cinema português. Iniciamos o percurso pelo período do Estado Novo, prolífero na produção de imaginários ideológicos,
1
Publicado