Camoes vs Fernando Pessoa
Português
Hélder Silva Pinheiro
Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos
Turma 28, n.º 7
Ano Lectivo 2012/2013
Índice
Introdução
Este trabalho foi solicitado no âmbito da disciplina de Português, no módulo Textos Épico e Épico Líricos no qual vou abordar a vida e obra de Luís de Camões e Fernando Pessoa. Irei fazer também uma comparação sobre as principais obras destes dois escritores, ou seja, “Os Lusíadas” de Luis de Camões e a “Mensagem” de Fernando Pessoa. Irei falar sobre a estrutura das duas obras e as suas diferenças.
Bibliografia de Luís de Camões
Luís de Camões foi poeta português. Autor do poema "Os Lusíadas", uma das obras mais importantes da Literatura portuguesa. É o maior poeta do Classicismo português.
Luís de Camões nasceu em Coimbra ou Lisboa, não se sabe o local exato nem o ano de seu nascimento, supõe-se por volta de 1525. Filho de Simão Vaz de Camões e Ana de Sá e Macedo. Foi educado sob o império do Humanismo, estudou em Coimbra de 1531 a 1541, onde D. Bento de Camões seu tio, era chanceler. Ingressa no Exército da Coroa de Portugal e em 1547 embarca como soldado para a África, participa da guerra contra os Ceuta, no Marrocos, onde em combate perde o olho direito. Três anos mais tarde voltou a Portugal e teve vários duelos, num dos quais feriu Gonçalo Borges, moço de arreios de D. João III, o que lhe custou um ano de prisão no Tronco. Diz-se que foi nesse ano de prisão que Camões compôs o primeiro canto da sua obra “Os Lusíadas”.
Obteve a liberdade como promessa de embarcar para a Índia como simples homem de guerra e embarcou para Goa em 1553, onde conviveu com o vice-rei D. Francisco de Sousa Coutinho e com o Dr. Garcia de Orta e manteve também relações amistosas com Diogo do Couto, o continuador das Décadas.
Foi chamado a Goa mas, no caminho para a Índia o barco onde navegava naufragou junto à