Análise do episódio do Adamastor
Resumo do episódio: O espanto do encontro (est.38) é seguido pela descrição do gigante (est. 39 e 40). Adamastor toma a palavra e ameaça os navegantes (est. 41 a 48).
Questionado sobre a sua identidade (est. 49), o gigante revela que é o Cabo das Tormentas (est. 50) e relata como, em virtude do seu amor, foi transformado em pedra dura (est. 51 a 59).
Assim como apareceu, o Adamastor desaparece, Vasco da Gama fica apenas com as lembranças das ameaças feitas por ele e pede a Deus que elas não se concretizem (est. 60).
Divisão do episódio em partes:
Os Lusíadas
Análise do episódio do Gigante Adamastor
Canto V
Este episódio de Os Lusíadas pode ser dividido em 3 partes:
Parte 1 – Introdução: estrofes 37 a 40
Clima propício à navegação, aparecimento do gigante Adamastor e sua descrição.
Parte 2 – Desenvolvimento:
A) Estrofes 41 a 48 – discurso do gigante Adamastor: enuncia, através de profecias (advinhas) e ameaças, os castigos destinados à “gente ousada” latina.
B) Estrofes 49 a 59 – discurso do gigante Adamastor: após a interpelação de Vasco da Gama, há uma alteração radical no seu discurso e o gigante identifica-se, confessa aspectos da sua vida sentimental e revela o castigo que os deuses lhe destinaram: para sempre transformado naquele promontório.
Parte 3 – Conclusão: estrofe 60
Desaparecimento do Gigante e pedido de Vasco da Gama a Deus para que evite a concretização das profecias do Adamastor.
Representatividade do Gigante Adamastor:
1. A representação do “terrifico”: logo na descrição do ambiente estão presentes elementos associados ao medo, como a escuridão, o ruído intenso, o tamanho e a postura ameaçadora, a sujidade repelente, a cor cadavérica e o tom de voz;
2. A exaltação do herói: por serem ditas por um ser tão terrível, as palavras do Adamastor sobre a ousadia dos navegadores têm feito um efeito claramente exaltante para desvendar o desconhecido, o que nenhum ser se tinha atrevido a tentar – é uma forma de