Memorias Gustativas
Os sabores e os aromas são fortes componentes psicoemocionais. Ambos funcionam como um túnel do tempo se é que podemos dizer asssim, que nos remete de volta ao passado, trazendo à tona sensações, impressões, emoções vividas sejam elas agradáveis ou não que julgávamos perdidas no tempo. Quase sempre somos pegos de surpresa e em uma fração de segundos lá fomos nós, arrebatados por um gosto familiar, um cheiro conhecido e jogados em algum canto do passado experimentando, de novo, um momento único , isso se resume as nossas memorias gustativas , nada mais é do que nosso cerebro gravar e memorizar inumeros gostos sabores e aromas , mesmo você de olhos fechados você e capaz de destinguir um gosto um aroma pois o mesmo esta gravado no seu cerebro e atravez da nossa memoria gustativa somos capazes de destinguir reconehcer varios sabores, devido as nossas papilas gustativas que estao diretamente ligadas ao nosso cerebro.
As ervas por exemplo apesar de seus aromas fortes e ser muito usadas em nosso dia a dia seja em aromatizantes , temperos ela esta presente em nossa vida cotidiana . Diferente de antigamente que ao descobrir as ervas e as especiarias elas eram usadas para disfarçar o cheiro de carnes estragadas e coisas vencidas que estavam com um forte odor , com o decorer dos anos as ervas , temperos e especiarias vem ganhando mais espaço na nossa gastronomia e na nossa memoria gustativa , seja desde um simples cravo da india até um talo de alho poró .
Memorias gustativas não passam de cheiros , sabores e sensações capazes de nos fazer virar criança em questao de segundos .
Autor : Vinícius Scheiner – B3