Paladar
Introdução:
O paladar ou gustação é um dos cinco sentidos. É por meio do paladar que o homem, assim como os demais animais, percebe o sabor, o gosto dos alimentos.
O órgão responsável pelo paladar é a língua. Na parte de cima da língua, existem pequenas elevações, que podem ser vistas ao espelho, chamadas de papilas linguais. Cada papila lingual é formada por um conjunto de microscópicas células sensoriais. As papilas linguais estão ligadas a terminações nervosas que captam os estímulos de sabor e enviam impulsos nervosos ao cérebro, que os transforma em sensações gustatórias.
Outras regiões como o palato, a epiglote e a faringe apresentam alguma sensibilidade aos sabores, nada comparados à capacidade da língua. Desenvolvimento:
As papilas linguais estão associadas com a percepção do gosto dos alimentos. São saliências que está presente na língua, que lembra uma toalha de banho felpuda.
Nas papilas linguais estão localizados os botões gustatórios, que são os quilômetros gustatórios, responsáveis, responsáveis pela captação do paladar dos alimentos.
Eles são estimulados pela presença de certas substâncias químicas na língua e enviam impulsos nervosos ao cérebro, que os interpreta como sensações de paladar.
Quimiorreceptores:
São Sensores especializado do nosso organismo estão relacionados com o paladar, esse sensores são chamados de QUIMIORRECEPTORES
- São capazes de perceber a presença de substância química no alimento e enviar informações ao cérebro, que interpreta como sensações do paladar;
- Está localizado nas papilas linguais;
Papilas Gustativa:
As papilas gustativas são estruturas compostas por células sensoriais que são capazes de discernir entre quatro sabores primários:
Azedo
O gosto azedo é causado pela ação dos ácidos, e a intensidade da sensação gustativa depende da concentração do íon hidrogênio. Isto é, quanto mais