Paladar
Introdução
Neste trabalho vamos explorar um dos sentidos mais importantes do ser humano e animal, o paladar, o que é o paladar, a capacidade que nos permite reconhecer os gostos, quais as informações que nos fornece.
Partindo do pressuposto, que o paladar encontra-se na boca, levou-nos a explorar outro órgão, a língua.
Os sabores são detectados nas papilas gustativas, produzem as impressões gustativas nas células nervosas que se encontram no seu interior, essas impressões são levadas até ao Sistema Nervoso Central onde percebemos o sabor, por isso, não vamos também explorar a localização dos sabores, já que tendo em conta para a maioria dos ser humano desconhecia que os sabores não se localizam no mesmo sítio.
Paladar
O paladar é um dos sentidos do ser humano e do ser animal. É uma capacidade que nos permite reconhecer os gostos de substâncias colocadas sobre a língua.
É um dos sentidos químicos, o outro é o olfacto, refere-se o olfacto porque estes dois sentidos estão intimamente ligados, ou seja, se o ser humano está com o nariz entupido não sente o cheiro, então a comida perde o sabor. Muitas das vezes que referem paladar é, na verdade, olfacto.
Tanto no paladar como no olfacto os receptores respondem às substâncias químicas, interagem com os receptores na boca e na garganta para produzir as sensações de paladar.
As substâncias químicas que activam os receptores do paladar diferem daquelas que activam os receptores do olfacto.
O paladar fornece informações sobre as substâncias que o ser humano e animal podem, ou não, desejar comer, através dos dois sentidos químicos referidos, fornecem informações que ajudam os animais a distinguir as substâncias químicas benéficas das prejudiciais.
As informações sobre o paladar são processadas no cérebro pelo córtex somatossensorial no lobos parietais e pelo