Segurança do trabalho
Conceito
Síndrome (uma variedade de sintomas e manifestações) causado pela infecção crônica do organismo humano pelo vírus HIV . HIV (Human Immunodeficiency Virus)
O vírus compromete o funcionamento do sistema imunológico humano, impedindo-o de executar sua tarefa adequadamente, que é a de protegê-lo contra as agressões externas (por bactérias, outros vírus, parasitas e mesmo por células cancerígenas)
A fase aguda dura, em geral, de 1 a 2 semanas e pode ser confundida com outras viroses (gripe, mononucleose etc.) bem como pode também passar desapercebida. O teste anti-HIV, o qual deve ser feito após 60 a 90 dias (2 a 3 meses) da data da exposição ou provável contaminação.
Sinônimos SIDA, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
Infecções sistêmicas malignas em doentes com SIDA/AIDS.
Complicações/ Conseqüências Doenças oportunistas, como a tuberculose e determinadas pneumonias, alguns tipos de tumores. Distúrbios neurológicos.
O sarcoma de Kaposi é um tumor maligno do endotélio linfático(revestimento celular continuo dos vasos linfáticos)
Transmissão
Sangue , sêmem, secreções vaginais e leite materno. Pode ocorrer transmissão no sexo vaginal, oral e anal. Os beijos sociais (beijo seco, de boca fechada) são seguros (risco zero) quanto a transmissão do vírus, mesmo que uma das pessoas seja portadora do HIV. O mesmo se pode dizer de apertos de mão e abraços. Os beijos de boca aberta são considerados de baixo risco quanto a uma possível transmissão do HIV.
Período de Incubação De 3 a 10 (ou mais) anos entre a contaminação e o aparecimento de sintomas sugestivos de AIDS.
Tratamento ...
Diagnóstico
Prevenção...
Cancro Duro(Sífilis)
Conceito Doença infecto-contagiosa sistêmica (acomete todo o organismo), que evolui de forma crônica (lenta) Pode comprometer múltiplos órgãos (pele, olhos, ossos, sistema cardiovascular, sistema nervoso).
Complicações/Consequências Aborto espontâneo,