Memorial Descritivo Atelie IV
O presente memorial justificativo trata do projeto de arquitetura para a recepção de uma edificação para fins escolares, destinado a atender a comunidade escolar infantil.
Tema
Projeto Recepção da Escola Formas do Saber.
Pesquisa sobre o tema Com o passar dos anos, a modernidade está presente nos mais diversos setores que atendem a sociedade, dentre eles o setor educacional, também evoluiu e no que diz respeito ao ambiente pode-se afirmar que hoje está além de um local apenas de ensino, com mais interação social e novas ferramentas para o aprendizado. O desenvolvimento da ideia ocorreu através do conceito mencionado em e analise de referencias citadas em sala de aula, sites de arquitetura e urbanismo e percepções das necessidades usuários. Nosso projeto foi desenvolvido observando as considerações, como o espaço necessário para recepcionar e atender alunos e demais frequentadores.
Projeto
1. Ambiente: Recepção
2. Área Construída: 30m²
3. Insolação: A incidência do sol no período da manhã foi prioritariamente deixada para a fachada leste, enquanto a oeste recebe a luz no período da tarde. A estratégia adotada foi a colocação de um pórtico com “brises” laterais diminuindo a incidência solar, ao mesmo tempo em que se aproveita a iluminação natural e a ventilação na área de circulação.
4. Programa de Necessidades: O nosso programa de necessidade é estabelecido a partir da listagem do que se pretende fazer ou do que será necessário prever para o projeto a ser elaborado, indo, no entanto muito além de medidas-padrão ou de uma razão determinada pela área do espaço físico destinado a cada indivíduo. Incorporado ao programa estão, também, as variáveis sociais, culturais e econômicas. Portanto, ao Programa de Necessidades, além do caráter quantitativo, pode-se atribuir o caráter qualitativo, na medida em que a interpretação dos dados fornecidos para a sua elaboração surge a partir de referenciais distintos que integram as