Gerenciamento de projetos no s culo XXI
Os processos usados antigamente para gerenciar um projeto são os mesmo que usamos hoje em dia na sua essência, estamos falando dos processos críticos, ou seja, os processos mais fundamentais a gerência de projetos. A única diferença é que contamos hoje com muito mais ferramentas, como, por exemplo, computadores e programas de planejamento do as pessoas da Antiguidade. O fluxo para se realizar um projeto continua o mesmo também: tem-se uma ideia, forma-se um plano, realiza-se o trabalho e o projeto se encerra.
Esses mesmos processos que eram executados desde a antiguidade ainda continuam existindo nos dias de hoje, porém com o avanço da ciência, hoje damos outros nomes a eles. Trabalhou-se empenhadamente para definir os padrões, as diretivas e terminologias do Gerenciamento de Projetos. Isso colaborou para o bom desempenho dentro de uma equipe, pois há de concordarmos que quando todos estão falando uma mesma língua o processo, com certeza, fluirá melhor. Outra das coisas que prevalece até os dias de hoje é o indicador para saber se o projeto realmente foi um sucesso, esse indicador é verificar se o projeto atendeu ou superou as expectativas dos STAKEHOLDERS, lembrando que os stakeholders não é só o cliente, mas também o gerente do projeto bem como os gerentes dos demais departamentos, ou seja, todas as pessoas envolvidas e interessadas no projeto; se isso acontecer então podemos considerar que o projeto foi um sucesso.
Restrições de um projeto
A definição de restrição é qualquer coisa que restringe ou dita as atividades da equipe do projeto. Essas são as três grandes restrições: tempo, recursos e qualidade.
Iremos falar um pouco a respeito dessas três restrições.
TEMPO
Esse prazo define o modo como serão programadas e concluídas as atividades do projeto. Trabalha-se afinco no cronograma do projeto e apresenta um plano que permita o término de todas as atividades até o final do prazo. Se algo fugir daquilo que foi