Crescimento E Desenvolvimento Econ Mico
Podemos definir crescimento económico como o aumento da capacidade produtiva da economia (produção de bens e serviços). É definido basicamente pelo índice de crescimento anual do Produto Nacional Bruto (PNB), per capita. O crescimento de uma economia é indicado também pelo crescimento da força de trabalho, pela receita nacional poupada e investida e pelo grau de aperfeiçoamento tecnológico.
O desenvolvimento económico é um conceito que não se restringe ao crescimento da produção de uma região, mas trata principalmente de aspectos qualitativos relacionados com o crescimento.
Assim, o crescimento económico está mais relacionado com os aspectos quantitativos da economia, enquanto que o desenvolvimento económico tem em conta, também e principalmente, os aspectos qualitativos.
2. Crescimento económico
O crescimento económico pode ser definido como sendo o aumento sustentado de uma economia durante um ou vários anos.
A sua avaliação faz-se através da análise de certos índices: Produto Interno Bruto (PIB) ou Produto Nacional Bruto (PNB).
O PIB representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços produzidos numa determinada região, durante um período determinado.
O PIB é um dos indicadores mais utilizados economia e tem o objetivo principal de medir a atividade económica de uma região. Na determinação do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo intermediários.
O PIB pode ser calculado a partir de três óticas: a ótica da despesa, a ótica da produto e a ótica do rendimento. Na ótica da despesa, o valor do PIB é calculado a partir das despesas efectuadas pelos diversos agentes económicos em bens e serviços para utilização final, e corresponderá à despesa interna, que inclui a despesa das famílias e do Estado em bens de consumo e a despesa das empresas em investimentos.
Na ótica do produto, o valor do PIB é