CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECON MICO
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
LEONARDO MENEZES RODRIGUES
Alegrete - RS
2015
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Projeto de pesquisa como exigência para inscrição para o curso de Especialização em Engenharia Econômica da Universidade Federal do Pampa.
LEONARDO MENEZES RODRIGUES
Alegrete – RS
2015
1 INTRODUÇÃO
Crescimento e desenvolvimento são dois temas interligados voltados a economia, enquanto um preocupa-se mais com questões quantitativas, o outro tem ênfase no social.
Crescimento econômico se preocupa com questões quantitativas como o aumento da capacidade produtiva de uma economia cujas conseqüências serão o enriquecimento da nação e a elevação do nível de vida, mas sem a preocupação com a melhoria das condições de vida da sociedade. Pode ser mensurado através de índices, como por exemplo, o PIB (Produto Interno Bruto) e PNB (Produto Nacional Bruto).
O desenvolvimento econômico é a variação positiva das variáveis quantitativas geradas pelo crescimento econômico, pois alem do crescimento propriamente dito, preocupa-se com melhorias qualitativas na sociedade, como melhoria nos aspectos relacionados com qualidade de vida, saúde, educação, infraestrutura e mudanças na estrutura socioeconômica de um determinado país ou região, que por sua vez podem-se ser medidas através de indicadores sociais como IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
A relação entre os dois índices pode mudar tendo em vista quando o crescimento medido apenas pelo PIB. Por exemplo, no Brasil, durante a ditadura militar, o país obteve índices recordes de crescimento do produto interno bruto, sem que isso tivesse um impacto significativo sobre a desigualdade econômica. O crescimento econômico é um dos fatores fundamentais na redução da pobreza e na melhoria do índice de desenvolvimento humano, mas seu impacto sobre a pobreza pode variar consideravelmente, como vimos no exemplo anteriormente citado.
2 PROBLEMA O crescimento e o