Membros do Mercosul
O Mercosul, foi fundado a partir do Tratado de Assunção, em 1991, por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. No ano de 2006, a Venezuela solicitou a entrada no bloco como membro efetivo, o que se concretizou em 2012. A Bolívia, por sua vez, também solicitou, em 2012, a entrada como membro permanente no bloco, o que ainda deverá ser apreciado e concretizado ao longo dos próximos anos. Há indícios de que o Equador também possa tornar-se um membro efetivo, o que não é confirmado nem descartado pelo governo do país.
Dessa forma, o Mercosul encontra-se atualmente estruturado da seguinte forma:
Países-membros do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Países associados: Bolívia (em processo de efetivação como país-membro), Chile, Colômbia, Equador e Peru.
Países observadores: México e Nova Zelândia.
DIFERENÇA ENTRE MEMBROS EFETIVOS E ASSOCIADOS
A diferença entre os membros efetivos e os associados ao Mercosul esta na adesão da Tarifa Externa Comum (TEC), que consiste em uma mesma tarifação sobre produtos exportados para países de fora do bloco, evitando a concorrência e privilegiando os parceiros comerciais existentes dentro do próprio acordo. A TEC é adotada apenas pelos membros efetivos, que são também aqueles responsáveis pelas principais decisões, incluindo a aprovação de ingresso de novos países-membros.
Assim, podemos notar que o Mercosul já abrange toda a America do Sul e o México, que é apenas um Estado observador, uma vez que suas dinâmicas comercias centram-se nos acordos do NAFRA (Tratado Norte-Americano de Livre Comercio) e da APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacifico)