Mercosul e Venezuela
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
MERCOSUL E A INTEGRAÇÃO DA VENEZUELA AO BLOCO
Aluno (a): Ísis Suzana Fiorin Rotta
Disciplina: Economia
Porto Alegre, RS
Novembro, 201
INTRODUÇÃO
O MERCOSUL é um plano para integrar os países do Cone Sul. Logo no inicio foi um tratado extremamente promissor já que, facilitou as trocas e o comércio regional. O volume das trocas após o MERCOSUL praticamente quintuplicou, só não obteve ainda mais sucesso devido às crises que os países membros enfrentavam. Após a suspensão do Paraguai do bloco, era aprovada a entrada da Venezuela, já que a segunda demonstrava interesse a muitos anos, porém apenas em 2012 concretizou-se sua entrada como membro pleno do grupo.
MERCOSUL
Durante os séculos XVI e XVII, a Espanha organizou o sistema comercial de suas colônias, autorizando somente a alguns portos o direito de enviar ou receber mercadorias originárias dessas colônias. Para cidades como Buenos Aires, fundada em 1580, esse sistema ameaçava o desenvolvimento econômico da região. Com isso, a população Argentina percebeu a única saída possível: o intercâmbio comercial com o Brasil.
Então, em 1990, Brasil e Argentina assinaram a declaração de Foz do Iguaçu que dizia respeito à integração econômica entre os dois países, já que ambos passaram por um forte período ditatorial, e enfrentavam a necessidade de reorientar suas economias. Brasil e Argentina haviam contraído uma grande dívida externa no período dos governos militares, e não gozavam de crédito no exterior. Havia uma grande necessidade de investimentos nos países, mas não havia verbas. Esta situação comum entre Brasil e Argentina, fez que os países percebessem a necessidade um do outro. Esse foi o sinal de aceitação da iniciativa Argentina e então começava a formação do acordo, com objetivo de promover o desenvolvimento econômico de ambos os países e