Membrana Plasmática
- Dupla camada lipídica, na qual se movimentam moléculas protéicas.
A membrana plasmática que delimita a célula permite a passagem seletiva de substâncias do meio externo para o meio interno da célula e vice-versa. O que se entende por transporte ativo e difusão facilitada? - O transporte ativo é feito contra o gradiente de concentração e consumo de ATP (energia). A difusão facilitada é feita sem ATP, com o auxílio de permeases, moléculas protéicas.
Todas as células possuem uma membrana plasmática, ou plasmalema, que separa o conteúdo protoplasmático, ou meio intracelular, do meio ambiente. A existência e integridade dessa estrutura são importantes, porque a membrana: a) regula as trocas entre a célula e o meio, só permitindo a passagem de moléculas de fora para dentro da célula e impedindo a passagem em sentido inverso;
b) possibilita à célula manter a composição intracelular diversa do meio ambiente;
c) impede a penetração de substâncias existentes em excesso no meio ambiente;
d) torna desnecessário o consumo energético para captação de metabólitos do meio externo;
e) impede a saída de água do citoplasma.
- B
O que acontece quando as hemácias são colocadas em:
a) Água destilada.
b) Solução hipertônica.
- a) hemólise b) crenação (desidratação)
Em glóbulos vermelhos, quando colocados em uma solução hipotônica, ocorre a entrada de água por osmose, o que pode acarretar o seu rompimento. Quando uma célula vegetal é colocada em solução semelhante, fica túrgida, e não se rompe como os glóbulos vermelhos. Assinale a alternativa que indica a estrutura responsável pelo não rompimento da célula vegetal.
a) Membrana plasmática.
b) Vacúolo.
c) Parede celular.
d) Retículo endoplasmático.
e) Mitocôndria.
- C
Explicação da resposta:
Esta questão de