Melhorando sua flexibilidade
Um dos erros mais freqüente enquanto se trabalha flexibilidade é o de esquecer de manter a zona lombar reta ao inclinar o tronco. Mantendo a parte baixa das costas sempre reta, trabalhamos ao mesmo tempo os músculos das pernas e das costas.
Sugiro , também, que se realize uma sessão básica de aquecimento e pré-alongamento antes de começar a trabalhar a fundo o processo de alongamento. É perigoso tentar estirar músculos rígidos e frios, por isso há necessidade de executar sessões de aquecimento prévio(entre 10 e 15 minutos bastam) evitando, assim, qualquer lesão.
Por alguma razão está comprovado que de manhã é o momento ideal para praticar o alongamento, logo após o amanhecer para ser mais exato. Caso você tenha sua manhã ocupada, poderá realizar-lo à tarde ou mesmo antes de dormir, mas saiba que os resultados não serão os mesmos.
Existe uma grande variedade de métodos para trabalhar sua flexibilidade; resumidamente, podem ser agrupados em três categorias: alongamento dinâmico, estático e isométrico.
ALONGAMENTO DINÂMICO
Consiste em executar rápidas repetições de um movimento de alongamento de um ou vários músculos. Neste tipo de exercício os músculos das articulações que estamos trabalhando sentem a rápida tensão e, às vezes, o corpo manda um sinal de contração para os músculos da ação.
Esta reação natural do corpo pode levar a lesões de diferentes natureza. Recomendo, portanto, que você evite este tipo de alongamento ou que, pelo menos, realize-o com suavidade, sem movimentos bruscos e antes de passar para os outros tipos de alongamentos.
ALONGAMENTO ESTÁTICO
Este exercício deve ser realizado lentamente até levar o corpo a uma posição estática de flexibilidade e manter-se nela, no mínimo, por 20 segundos.
Os ginastas costumam apresentar uma expressão relaxada quando realizam, por exemplo, a abertura frontal( tipo de alongamento estático). Quando você realizar estes exercícios sentirá, inicialmente, uma certa tensão nos