073396900574
492 palavras
2 páginas
Licenciatura em PsicologiaPsicologia do Trabalh0
2ª unidade
A Psicologia do Trabalho e Organizacional studa os fenômenos psicológicos presentes nas organizações, mais especifícamente, atua sobre os prolemas organizacionais ligados a estão de recursos humanos (ou gestão de pessoas).A psicologia está ligada a empresa atualmente, seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, até mesmo nas emoções geradas num ambiente de trabalho.Tradicionalmente as principais áreas da psicologia organizacional são: reccrutamento, seleção de pessoas, treinamento, desenvolvimento gerencial e diagnóstico organizacional. Cabe ao psicólogo organizacional buscar alcançar níveis de excelencia de qualidade por toda organização, tanto na produtividade quanto nas relações interpessoais.
Psicologia da Educação é uma disciplina forte da natureza aplicada entre a psicologia e a educação, cujo objetivo de estudo é o processo de mudança que englobam o desenvolvimento, a aprendizagem e a socialização que ocorrem nas pessoas na sequêcia de sua participação numa ampla gomaa de situações e atividades educacionais. Trata-se de um acontecimento independente da idade e outras características concretas, das pessoas e dos traços específicos das situações e atividades educacionais, não se restringindo as que ocorre em contexto escolar. A psicologia da educação tem por outro objetivo principal o processo de ensino-aprendizagem, principalmente quando se trata de formação de processos. Contendo, importa também abrangir a educação familiar da criança e do adolescente, considerano que o processo ensino-aprendizagem não se limita ao desenvolvimental.
Cabe ao psicologo da área a tarefa de observar, interpretar e intervir no ato educativo,aos mais diversos níveis de aprendizagem. Assim, o psicólogo que atua em contexto educativo compete não apenas previnir e remediar, mas principalmente promover o educando. Ao mesmo tempo deve investigar no sentido de adquirir uma melhor compreenção e