Condicionamento físico
É através do condicionamento físico que se condiciona o corpo para a prática esportiva, ou até mesmo para quem visa uma boa forma manter um dia-a-dia saudável.
Esse tipo de treino aumenta força e massa muscular, diminuindo o percentual de gordura, aumentando a flexibilidade, melhorando a capacidade aeróbia e anaeróbia, enfim melhorando seu condicionamento físico geral.
No exercício aeróbio há o uso de oxigênio. O exercício aeróbio é um exercício de longa duração, contínuo e de baixa e moderada intensidade. São exemplos de exercícios aeróbios: Caminhar, correr, andar, pedalar, nadar, dançar
.
Anaeróbio é um exercício de alta intensidade e curta duração. Envolve um esforço intenso realizado por um número limitado de músculos. São exemplos de exercícios anaeróbios os exercícios de velocidade com ou sem carga, de curta duração e alta intensidade, como a corrida de cem metros rasos, os saltos, o arremesso de peso. Exercícios de força ou exercícios resistidos, com peso como a musculação também é considerada um exercício anaeróbio.
Capacidade Aeróbica: É a capacidade que o organismo tem de captar, transportar e utilizar o oxigênio, ou seja, o oxigênio consumido no metabolismo da célula muscular aumenta proporcionalmente à intensidade de esforço físico até um valor limite denominado consumo máximo de oxigênio. Ela é obtida através de testes de esforço específicos, cujo objetivo é produzir a maior alteração metabólica aeróbica possível, determinando-se a intensidade individual máxima de esforço.
Resistência anaeróbia: A capacidade de prolongar esforços de alta intensidade é um dos efeitos mais marcantes do treinamento com pesos. O aprimoramento desta qualidade de aptidão ocorre em função da maior capacidade contrátil e principalmente metabólica dos músculos treinados com pesos. As repetições acima de dez e abaixo de vinte parecem ser as mais eficientes para estimular a resistência anaeróbia. Os intervalos de descanso costumam ficar