Meiose
Na meiose I uma célula diplóide com 46 cromossomos se dividirá em duas células haplóides com 23 cromossomos cada.
Já na Meiose II, as duas células haplóides, formadas na meiose I, se dividirão em mais duas células haplóides, mas sem a redução no numero de cromossomos, ou seja, no final do processo de meiose heverão quatro células haplóides de 23 cromossomos cada.
A meiose I é um processo reducional, pois o numero de cromossomos cai de 46 para 23.
Já a meiose II é um processo equacional, pois o número de cromossomos se mantem o mesmo.
Meiose I
Antes de ocorrer a Meiose I, haverá a Intérfase, onde o material genético se duplicará.
A meiose I é dividida em quatro fases:
- Prófase I
- Metáfase I
- Anáfase I
- Telófase I
> Prófase I
Nesta fase o material genético já duplicado se condensará em 46 cromossomos. Após a condensação ocorre um processo chamado de Sinápse, onde cada um dos 46 cromossomos formados se unirá com o seu cromossomo semelhante formando 23 pares de cromossomos. O processo de sinápse ocorre, pois um cromossomo originado pelo pai se unirá com o seu homólogo originado pela mãe. Em cada par haverá a troca de material genético entre os cromossomos constituintes em um processo denominado de Crossing-Over. Neste processo podemos dizer que um pedaço do cromossomo paterno se fundirá ao cromossomo materno e vice-versa.
Na prófase também há o desaparecimento do nucléolo e da cariotéca, além da formação do centrossomos que atuarão na divisão desta célula.
> Metáfase I
É na metáfase I que os 23 pares de cromossomos se alinharão no centro da celula formando a placa equatorial. As fibras do fuso acromático também se ligarão os centrômeros dos cromossomos.
> Anáfase I
Nesta fase os centrossomos, através das fibras do fuso acromático, que estão ligadas ao