Historia 8º - a revolução industrial
Trabalho de história 8º
O que foi a revolução industrial?
Revolução Industrial é o termo utilizado por alguns historiadores para designar o conjunto das transformações tecnológicas e industriais que, de forma radical, ocorreram entre cerca de 1730 e 1850, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção, alastrando no decurso do século XIX ao continente europeu, América do Norte e Japão.
Na Idade Média a actividade produtiva era artesanal e manual, no máximo com o emprego de algumas máquinas simples., mas depois da revolução tudo mudou, com a evolução em termos de regime de produção as sociedades agrícolas, tornaram-se sociedades industriais.
O pioneirismo Inglês
Foi a Inglaterra o país que saiu na frente no processo de Revolução Industrial do século XVIII, devido aos seguintes factores: • A Inglaterra possuía grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo, ou seja, a principal fonte de energia para movimentar as máquinas e as locomotivas à vapor. Além da fonte de energia, os ingleses possuíam grandes reservas de minério de ferro, a principal matéria-prima utilizada neste período. • A mão-de-obra disponível em abundância, também favoreceu a Inglaterra, pois havia uma massa de trabalhadores que procurava emprego nas cidades inglesas do século XVIII. • A burguesia inglesa tinha capital suficiente para financiar as fábricas, comprar matéria-prima e máquinas e contratar empregados. • O mercado consumidor inglês também pode ser destacado como importante fator que contribuiu para o pioneirismo inglês.
Os avanços tecnológicos
A revolução trouxe novos meios de transporte e novas máquinas ao mundo, tais como a máquina a vapor, e da locomotiva.
A invenção da máquina a vapor
As primeiras máquinas a vapor foram construídas na Inglaterra durante o século XVIII. Retiravam a água acumulada nas minas de ferro e de carvão e fabricavam tecidos.