MEIOSE
MEIOSE
INTRODUÇÃO
A meiose é um tipo de divisão celular no qual uma célula diplóide dá origem à quatro células haplóides (gametas). Na intérfase que antecede a meiose todo o material hereditário é duplicado, por esta razão, cada cromossomo passa a possuir duas cromátides (as cromátides-irmãs).
No início da primeira divisão da meiose os cromossomos homólogos posicionam-se lado a lado em todo o seu comprimento, ou seja, emparelhamse. Em seguida, os homólogos separam-se e migram para pólos opostos da célula, originando duas células, cada uma delas contendo apenas um cromossomo de cada par de homólogos.
Nessa fase, apesar de cada cromossomo ser constituído de duas cromátidesirmãs, as duas células formadas já são qualitativamente haplóides, isto é, apresentam apenas um representante de cada cromossomo. Na segunda divisão da meiose, as cromátides-irmãs separam-se, migrando para pólos opostos e são incluídas em células diferentes, de modo que, ao final da meiose há a formação de quatro células haplóides ou gametas.
A meiose produz células com a metade do número de cromossomos da célula-mãe. Na meiose, assim como na mitose, durante a intérfase ocorre a duplicação do material genético. Logo, se o DNA foi duplicado, para reduzir o número de cromossomos a metade nas células-filhas é preciso que haja duas divisões celulares. Por isso a meiose produz quatro células filhas, todas haplóides. A seqüência de eventos que levam a primeira divisão da meiose é chamada de meiose I ou reducional. A segunda seqüência é dita meiose II ou equacional. 4
1 - Meiose I ou Divisão I ou Divisão Reducional
A meiose I é tembém chamada de reducional porque ao final dela são produzidas duas células com a metade do número de cromossomos da célula-mãe. Ou seja, já no final da meiose I as células serão haplóides.
Separação de homólogos, [4n] —> [2n] e [2n]
Prófase I
Fase de grande duração, devido aos fenómenos que nela ocorrem e que não são observados na mitose.