Meiose
UNIDADE
1
6
2.1. Meiose e Fecundação
Tipos de Reprodução
2
Reprodução Sexuada
3
Os indivíduos assemelham-se aos pais mas não são idênticos a eles; as características genéticas são distintas das dos progenitores – VARIABILIDADE.
Que fenómenos biológicos explicam esta variabilidade?
Reprodução Sexuada
4
Ocorre troca e mistura de material genético entre indivíduos de uma mesma espécie; Confere grandes vantagens aos seres vivos pois, do ponto de vista evolutivo, pode aumentar a probabilidade de uma espécie sobreviver a modificações do meio ambiente (melhor capacidade adaptativa).
Reprodução Sexuada
5
A reprodução sexuada implica a fusão de 2 gâmetas (ovócito e espermatozóide) processo designado por fecundação que origina a formação de uma célula única: ovo ou zigoto.
O zigoto tem, assim, um conjunto de cromossomas (e cerca de 50% de material genético) proveniente de cada um dos gâmetas. No zigoto,(e também nas células somáticas em determinados momentos) há cromossomas organizados em pares, um de origem materna e outro de origem paterna, chamados cromossomas homólogos.
Cromossomas homólogos
6
As nossas células somáticas apresentam 46 cromossomas cada, sendo metade (23) de origem paterna e metade de origem materna. São portanto,
23 tipos de cromossomas organizados aos pares – pares de cromossomas homólogos.
Cromossomas homólogos
7
Estes cromossomas têm formas e estruturas semelhantes e são portadores de genes para os mesmos carateres.
Cromossomas homólogos e genes
8
Os genes situados no mesmo locus em cromossomas homólogos são designados genes alelos. Estão, portanto, envolvidos com a determinação da mesma caraterística. Podem ser iguais ou diferentes.
Homozigótico genótipo AA fenótipo A
Heterozigótico genótipo Aa fenótipo A
Homozigótico genótipo aa fenótipo a
Exercício: voltar a ver as imagens do Michael Douglas e da Madonna e tentar explicar as