Meiose
Nos organismos de reprodução sexuada a formação de seus gametas ocorre por meio desse tipo de divisão celular. Quando ocorre fecundação, pela fusão de dois desses gametas, ressurge uma célula diplóide, que passará por numerosas mitosescomuns até formar um novo indivíduo, cujas células serão, também, diplóides.
Nos vegetais, que se caracterizam pela presença de um ciclo reprodutivo haplodiplobionte, a meiose não tem como fim a formação de gametas,1 mas, sim, a formação de esporos. Curiosamente, nos vegetais a meiose relaciona-se com a porçãoassexuada de seu ciclo reprodutivo.
Antes da célula entrar em divisão, ela passa por um intenso período de atividade metabólica, chamado de INTÉRFASE.
G1: ínicio da duplicação dos elementos celulares
S: duplicação só do dna
G2: conclusão da duplicação dos elementos celulares
Conceito:
A meiose é um processo de divisão celular, realizado pelas células germinativas, no qual uma célula diploide (2N) origina quatro células haploides (N), reduzindo à metade o número de cromossomos constante de uma espécie. Sendo subdividido em duas etapas: a primeira divisão meiótica ou divisão reducional (meiose I) e a segunda divisão meiótica ou divisão equacional (meiose II). As vezes existe um curto período de intervalo entre a primeira e a Segunda divisão da meiose, chamado intercinese.
Tipos de meiose:
a) Meiose Gamética: é aquela que leva à formação dos gametas. Nesse tipo de meiose, os organismos adultos diplóides, formam gametas haplóides por meiose, que por fecundação, originam zigotos diplóides, que se desenvolvem, originando adultos diplóides. O ciclo em que a meiose e gamética