Relatorio Laboratorial
Um aminoácido é uma molécula orgânica que contém um grupo amina e um grupo carboxila, e uma cadeia lateral que é específica para cada aminoácido.
As proteínas podem desdobrar-se por hidrólise em aproximadamente 20 aminoácidos.
Utilizando reagentes que coram de modo característico é possível identificar a presença de alguns destes aminoácidos. Proteínas são polipeptídeos constituídos por cinquenta ou mais resíduos de aminoácidos, sendo representadores fundamentais de célula onde desempenham funções diversas.
Os aminoácidos têm todas as reações químicas características de compostos que possuem grupos amina e carboxilo, isso deixa de acontecer quando se unem por ligações peptídicas, pois, perdem sua função.
A reação da ninidrina é usada na detecção de aminoácidos pois é um agente de alto poder oxidante originando um composto cor púrpura, que não apresenta sempre a mesma intensidade de coloração. Este foi o componente químico eleito para reação com distintas proteínas, tendo como objetivo, o resultado de coloração púrpura, quando a ninidrina entrasse em reação com as aminas primárias (a.a).
A reação que se refere ao Biureto detecta a presença de ligações peptídicas. Os compostos com uma ou mais ligações peptídicas tomam uma coloração violeta, a intensidade da cor varia com a concentração das proteínas.
As proteínas na sua forma natural são chamadas de nativas. Qualquer alteração na sua estrutura original é chamada de desnaturação, esta pode ocorrer de forma física ou de forma química.
II- MATERIAIS E MÉTODOS:
-Água (1 ml)
-Solução de Proteínas: Glicina, Alamina, Prolina, Aspartame e Albumina (1 ml/cada)
-Solução de Ninidrina (reagente) - 4 gotas p/ cada 1 ml de proteína
-Tubos de ensaio
-Banho Maria: aquecimento controlado, para reação positiva.
Método: reação química, por oxidação entre o agente Ninidrina e Proteínas (a.a) diversificadas.
III- RESULTADOS:
IV- 1 ML
V- 4 GOTAS
VI- RESULTADO
H20