A importancia da educaçao no espaçao educativo
Em se tratando do espaço nas instituições de Educação Infantil, podemos afirmar que é comum observarmos a não participação das crianças na composição do espaço e na decoração das salas, corredores, salas de coordenação ou salas reservadas aos setores de secretaria ou administrativos.
É possível considerar também, que, na maioria das instituições de Educação Infantil a rotina não tem favorecido a plena aprendizagem e desenvolvimento das crianças. O que ocorre na maioria das vezes é uma rotina desgastante, em que a criança realiza tarefas mecanicamente, sem a compreensão do porquê de realizá-las e do sentido e importância daquela determinada atividade ou procedimento.
Em algumas instituições observamos materiais desorganizados e brinquedos amontoados nas salas de “aula”, onde as crianças ficam a maior parte de seu tempo. O que nelas mais chama a atenção são os trabalhos expostos no alto da parede, impedindo um contato efetivo da criança com o material produzido.
É tendo como ponto de partida esse pensamento que o trabalho a seguir tem a intenção de abordar exatamente a organização dos espaços em sala de aula que atende a Educação Infantil, focando em aspectos como a postura do professor em relação a esses espaços, visando motivar o desenvolvimento integral da criança, propondo ao final do mesmo através da confecção de uma maquete um modelo ideal de sala de aula voltada para alunos de cinco anos.
DESENVOLVIMENTO
Educação Infantil deve caracterizar-se pelo aproveitamento pleno do potencial de aprender das crianças, onde a organização do tempo e do espaço, enquanto materialidade ofertada, pode (e deve) exercer essa função.
Para tratar das questões afetas à organização do espaço sentimos a necessidade de retomar alguns aspectos históricos referentes à organização das