INDISCIPLINA ESCOLAR - PSICOPEDAGOGIA
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo discutir um dos problemas recorrentes no contexto educacional, que é sem duvida, a indisciplina escolar que se configura nos dias de hoje como um desafio aos educadores por ser intensamente vivenciada nas escolas. Deste modo, pergunta-se: Como a indisciplina nas salas de aulas pode ser reduzida? Sendo assim, o contexto tem como objetivo geral analisar, sob o ponto de vista da Psicopedagogia, a causa e solução de forma a facilitar o cotidiano dos educadores, e assim, melhorar a aprendizagem dos alunos.
Palavras-chave: Indisciplina escolar. Família. Psicopedagogia. Aprendizagem.
ABSTRACT
This article aims to discuss one of the recurring problems in the educational context, the school indiscipline that is a major challenge for educators currently being intensely experienced in schools. Thus, the question arises: How indiscipline in the classroom can be reduced? This context aims to analyze the cause and solution from the point of view of Psychology, in order to facilitate the daily routine of teachers and improve student learning.
Keywords: School Indiscipline. Family. Educational Psychology. Learning.
INTRODUÇÃO Um dos problemas recorrentes no contexto educacional é, sem dúvida, a indisciplina escolar que se configura nos dias de hoje como um desafio aos educadores por ser intensamente vivenciada nas escolas. Segundo Garcia (1999), apresenta-se como fonte de estresse nas relações interpessoais, particularmente quando associada os conflitos em sala de aula. O autor acrescenta que, além de se constituir um “problema”, a indisciplina na escola tem algo a dizer sobre o ambiente escolar e sobre a própria necessidade de avanço pedagógico e institucional. Trata-se, portanto, de um tema que ainda deve ser amplamente debatido e investigado apesar dos muitos avanços realizados neste início de século em questões relacionadas à educação.
É verdade que a