Relatório de Visitar Laboratorial
RELATÓRIO DE VISITA À EMPRESA LABORATÓRIO HOSPITALAR NOSSA SENHORA DOS PRAZERES
Relatório de Visita Técnica apresentado como exigência da Unidade Curricular Ambientação Profissional do Curso em Biotecnologia – Subsequente, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – Campus Lages.
LAGES/ SC, 2012
1. REVISÃO LITERÁRIA
Segundo o Conselho Federal de Química (1981), as análises clínicas geralmente são executadas por farmacêuticos, biomédicos, bioquímicos e médicos. Estes profissionais são supervisionados e tem seu trabalho validado pelo responsável técnico legal pelo laboratório clínico (RT no Brasil). A fiscalização do laboratório fica a cargo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e dos técnicos de nível superior por seus respectivos conselhos profissionais.
KERDNA diz que:
“A análise clínica é o ramo de conhecimento que trabalha com o estudo de alguma substância de forma a coletar dados e apontar diagnósticos a respeito da saúde do paciente. Essas análises ocorrem a partir de um exame feito a pedido de um médico e são entregues em laboratórios próprios para realização desses exames. As análises podem ser realizadas por vários profissionais diferentes como: farmacêuticos, bioquímicos, médicos ou biomédicos, sendo que esses devem ter previamente o conhecimento necessário na área de análise clínica e também tem de estar segundo a organização que fiscaliza a área: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária”.
Ainda segundo KERDNA (2012) as análises clinicas ajudam a diagnosticar algum dado ou característica que possa ajudar no diagnóstico de alguma anomalia ou problema de saúde. Os exames podem incluir a coleta de materiais como urina, sangue, fezes ou outros, para serem analisadas e servirem para construir dados. Como esse material pode variar de natureza e de utilidade, os profissionais que irão analisa-lo esse material também poderá ser variado.
A maioria, fora o sangue,