Meios de Cultura Alternativos
1. Introdução
Meios de cultura são preparações (sólidas, líquidas ou semi-sólidas) que apresentam todos os nutrientes necessários para estimular o cultivo de micro-organismos, além dos nutrientes é preciso fornecer condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento desses organismos, tais como pH, pressão osmótica, umidade, temperatura, atmosfera (aeróbia, microaeróbia ou anaeróbia), dentre outras a serem observadas em um determinado tipo de análise, permitindo seu estudo.
Os meios de cultura alternativos possuem a mesma função dos meios de cultura comercializados, porém são produzidos a partir de materiais simples e baratos. Alguns desses, inclusive, podem ser subprodutos de indústrias que seriam descartados, contribuindo com os problemas ambientais. São realizados testes com diversos materiais como caldo de galinha, gelatina, pão, água de coco, batata, ovo, garapa, dentre outros. Após a realização dos testes é verificado se houve o crescimento de micro-organismos e se é eficiente para determinado tipo.
2. Objetivos
a) Preparar meios de cultivo de baixo custo.
3. Material
Meio sólido: Gelatina incolor, caldo de carne, água destilada, açúcar.
Equipamentos e utensílios: Placas de Petri, bico de Bunsen, tela de amianto, tripé, béquer, colher, geladeira, autoclave.
Meio Líquido: Caldo de carne, caldo de batata.
Equipamentos e utensílios: Tubos de ensaio, autoclave.
4. Procedimento
4.1 - Meio de cultura sólido:
a) Ferva 125 mL de caldo de carne (na panela);
b) Acrescente a gelatina incolor no caldo de carne fervido;
c) Complete com 125 mL de água destilada em temperatura ambiente;
d) Logo após, coloque 04 colheres de sopa de açúcar e misture;
e) Transfira o meio para um erlenmeyer, tampe-o com uma rolha e papel alumínio e leve para a autoclave;
f) Após a autoclavagem transfira, assepticamente, uma pequena quantidade para a placa de Petri e deixe o meio repousar fora da geladeira por 24 horas para