relatório
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Disciplina: Laboratório de ensino de Microbiologia – MIC010
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA 4 – TESTE DE UBIQUIDADE
1. Introdução
Os microrganismos possuem um ciclo natural na água, solo, ar, na nossa superfície corporal e de outros animais etc. Estes microrganismos conseguem sobreviver à custa de materiais orgânicos e inorgânicos existentes nestes ambientes. O ciclo artificial (meio de cultura) é o modo que empregamos em laboratório para cultivarmos os microrganismos. Chamamos de meio de cultura ao conjunto de substâncias necessárias ao crescimento e multiplicação dos microrganismos.
Ubíquo é aquilo que está em toda parte ao mesmo tempo (FERREIRA, 2001). O teste de ubiquidade microbiana, desse modo, consiste em detectar a presença de microrganismos em toda parte ao mesmo tempo.
Para o ensino, a busca de recursos alternativos para a realização do teste de ubiquidade microbiana é importante, visto que nem sempre as escolas dispõem de recursos para isso.
2. Objetivos
Produzir meios alternativos de cultura de menor custo; Testar os meios alternativos produzidos a partir da verificação da diversidade de microrganismos em diversos ambientes e superfícies; Reconhecer e compreender a relação meio de cultura e tipos de microrganismos e reconhecer a ubiqüidade de microrganismos.
3. Materiais e métodos
3. 1. Materiais
2 Placas contendo “Ágar Jantar”
2 Placas contendo “Agar Fígado + Água de coco”
3 Placas contendo “Agar Lanchinho”
3.2. Métodos
Primeira parte:
Para preparação de 300mL do “Ágar Jantar”: misturamos 4,5g de Ágar, 300mL de Água, 3 gotas de Laranja, 1 pedaço pequeno da casca da Laranja, 1 colher de Ovo (batido) e 3 colheres de Arroz.
Para preparação de 500mL do “Agar Lanchinho”: misturar ½ biscoito maisena, 200mL de suco de soja sabor maçã, 4,5g de Agar e 300mL de Água.
Os ingredientes foram